Dicas

Google Analytics – Como criar uma conta

Salve terráqueos, hoje vou mostrar nesse tutorial uma dica bem legal que é como criar uma conta no Google Analytics. Mas pra que serve esse Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta de Análise de dados do seu site/blog, com ele você tem as métricas do seu site/blog, podendo assim conhecer o perfil dos visitantes (Navegador mais usado, Localidade, Idioma, etc), mensurar os resultados de ações de Marketing Digital (origem das visitas, sites de referência, páginas de destino, etc), ou seja são inúmeros tipos de dados disponíveis que se eu fosse listar todos aqui, o post ficaria gigante (talvez num futuro eu crie um post só falando sobre o Google Analytics), mas o post tratará apenas de como criar uma conta.

Criando a conta no Google Analytics

O primeiro passo é acessar o site da Ferramenta e clicar no botão Criar uma conta, conforme imagem abaixo.

clique na imagem para ampliar
Google Analytics - Como usar

Na tela que vai abrir clique em Inscreva-se que fica no canto superior direito, como mostra a imagem a seguir.

clique na imagem para ampliar
Criando uma conta com o Analytics

Agora, você deve preencher todos os campos obrigatórios (Nome, Sobrenome, E-mail, Senha, Data de Nascimento, As palavras do Captcha e aceitar os termos) conforme mostra a tela abaixo.

clique na imagem para ampliar
google-analytycs-3

Caso o email que você usou no cadastro ainda não seja um conta Google, um e-mail de confirmação será enviado para o seu e-mail, e você deve acessar sua caixa postal e clicar no link para confirmar que você é dono do e-mail.

Depois de clicar no Link de confirmação do e-mail, você deverá novamente clicar no botão Inscreva-se, conforme mostra a imagem a seguir.

clique na imagem para ampliar
google-analytycs-5

Já estamos na área de configuração da Ferramenta, e como exemplo, vou criar uma Conta pra acompanhar um site/blog/loja (você também tem a opção de acompanhar um APP) e selecionamos a opção Universal Analytics que apesar de ser Beta tem muito mais recursos que a versão clássica. Veja na imagem abaixo.

clique na imagem para ampliar
Google Analytics -  Como usar

Agora vamos preencher os dados de configuração de Propriedade, devemos dar um nome a Conta e escolher a forma de compartilhar dados com o Google (eu sempre uso somente a opção Somente com produtos Google, pois depois posso integrar minha conta do Google Adwords por aqui, e pelo menos EU, não desejo compartilhar minhas métricas com o Google.), veja no exemplo.

clique na imagem para ampliar
métricas para seu site

Pronto, agora você acabou de criar sua conta no Google Analytics e deve estar vendo seu código de acompanhamento na tela, como a imagem a seguir.

clique na imagem para ampliar
google-analytycs-8

Mas e agora? o que fazer com o código de acompanhamento do Google Analytics em mãos?

Saiba como instalar o Google Analytics no site

Saiba como instalar o Google Analytics no WordPress

Bônus

Duas configurações básicas do Google Analytics – Redes Sociais e E-commerce

Depois de criada a conta, vou passar aqui o básico do básico das configurações que o Analytics tem, para isso, na tela anterior, a mesma do script, clique no link Configurações de Redes Sociais e vai abrir uma nova tela com um campo pra você inserir a URL completa da sua página/perfil da rede social que deseja monitorar e clicar em Aplicar, veja na imagem.

clique na imagem para ampliar
Analytics - Redes Sociais

Você pode inserir quantas redes sociais quiser e pronto, o Analytics vai captar dados da sua página/perfil na rede escolhida, obviamente que não tem tantos detalhes, mas é melhor do que nada.

E se eu tiver um E-commerce? Como configuro o Google Analytics?

Você deve acessar a área de configurações da Conta, então vamos clicar na setinha ao lado do menu a esquerda, na página de script do G.A (se você não sabe que setinha é essa clique aqui) e na próxima tela no bloco Perfil, você escolhe a opção Configurações da conta, como mostra a imagem.

clique na imagem para ampliar
configurações da conta

Para que o Google Analytics forneça dados de pedidos, ticket médio, conversões e muitos outros relatórios para e-commerce, você deve alterar o campo Moeda Exibida Como para a moeda padrão da sua loja (Real Brasileiro) e também deve alterar a opção Acompanhamento de comércio eletrônico para Sim, um site de comércio eletrônico
e depois Aplicar as alterações, veja no exemplo abaixo.

clique na imagem para ampliar
Configurações do Analytics para E-commerce

Existem outras configurações da conta como País, fuso horário, acompanhamento de pesquisa interna e muito mais opções pra você deixar o mais próximo possível da sua necessidade.

Como disse no começo desse post, são inúmeras possibilidades no Google Analytics que existem cursos somente para a ferramenta, ou seja, por motivos óbvios abordei apenas o feijão com arroz. Agora mãos a obra.

Se o post te ajudou curte a página, não custa nada e me incentiva a continuar escrevendo.
Posts recomendados
Comentários

    Envie seu comentário.

    Seu email não será publicado