Dicas

Freelancer – 10 Ferramentas para produtividade

Bom, com o passar do tempo e as experiências adquiridas em jobs já concluídos, procurei sempre aumentar minha podutividade e em conversas com outros freelancers, lendo revistas, artigos, etc,  conheci algumas ferramentas que, ao menos no meu ver, são essênciais para freelancers que atendem clientes do Brasil e do Exterior.

Essas ferramentas eu imagino que a maioria delas, sejam úteis para freelancers que trabalham com programação, web-design, marketing digital, links patrocinados e outras diversas areas. Elas
não são de uso obrigatório em todos os seus projetos, mas é sempre bom te-las em mãos, pois quando menos esperar vai precisar delas (hehehe)

Ferramentas para freelancer

Skype: uma ferramenta de comunicação extremamente útil para dar agilidade as reuniões, com seus clientes de qualquer parte do mundo.
Disponível para Web e Mobile.
http://www.skype.com/

Toggl: se você realiza jobs por hora, por projeto ou algo assim essa ferramenta além de ser um contador de horas de tarefas e projetos, é ótima para organizar-se com os prazos do freela. Na versão free, estão disponíveis recursos de clientes, projetos, multi-usuários, relatórios por projetos, por data, por usuário e muitas outras opções, já a versão paga (US$ 5,00/mês) você pode adicionar o valor da hora/projeto e faturar depois.
Disponível para Web, Desktop e Mobile.
http://www.toggl.com

Delicious: esse favoritos online tem a vantagem de poder ser acessado de qualquer dispositivo com internet, é bastante útil pra quem visita diversos tipos de sites durante o projeto, seja pra se inspirar, pra aprender, pra relaxar, enfim, organize seus favoritos.
Disponível para Web e Mobile.
http://www.delicious.com

Camtasia: Programa ideal para quem precisa fazer captura da tela do computador e enviar para algum cliente, gravar vídeo-aulas, gravar audio ou algo do genero. Também existe diversas opções para edição de audio/video. O programa é pago, mas tem uma versão disponível para 30 dias de teste.
http://camtasia-studio.softonic.com.br

Team Viewer: mesmo com as vídeo-aulas que você enviou para seu cliente, ele ainda não consegue atualizar o site, ou então o programa parou de funcionar, ou qualquer que seja o problema, com esse programa grátis de acesso remoto, você fuça na máquina do seu cliente (depois que ele te fornecer o ID e o PASS) para tentar visualizar e quem sabe resolver o problema (na maioria das vezes o problema esta em quem esta operando o sistema, hehehe).
http://www.teamviewer.com

Lorem Ipsum: você esta criando um layout, ou qualquer projeto que precise de conteúdo, entre nesse site e defina a quantidade (palavras, parágrafos, bytes ou listas) necessária para seu job, e pronto, nada de sofrer com textos fictícios, o melhor é que é grátis.
http://lipsum.com

Placehold.it: se você for afobado igual eu, com o wireframe aprovado, já vai querer começar a estruturar o site, e nisso se depara com a necessidade de algumas imagens. Ao invés de buscar uma imagem, recortar no tamanho que precisa, use o placehold.it e gere placeholders do tamanho que precisar. Faça o download das imagens, ou carregue online.
http://placehold.it

SXC.hu: aqui vai um banco de imagens gratuitas, com milhares de opções em alta qualidade, todas categorizadas pra você usar nos seus jobs. Crie uma conta gratuitamente e comece a baixar agora mesmo.
http://www.sxc.hu

DropBox: serviço que disponibiliza armazenamento de arquivos, como se fosse seu HD virtual, onde você pode ter acesso aos seus arquivos de qualquer dispositivo com internet que tenha o software instalado. A versão free, começa com 2GB de espaço (podendo chegar a 18GB) e a versão premium com planos a partir de 100GB a um custo de US$ 9,99/mês.
http://www.dropbox.com

Paypal: uma ótima maneira de receber/efetuar pagamentos com cartões de crédito (Visa e Mastercard) pelo mundo inteiro. Se você é freelancer e atende apenas clientes no Brasil, recomendo o uso do Pagseguro que aceita além de cartões de crédito, boleto bancário e transferência online. Facilite a vida de seus clientes, e faça já uma conta.
http://www.paypal.com.br

Acredito que com essas ferramentas sua carreira como freelancer vai ficar mais organizada e profissional, não é porque você trabalha por conta própria que precisa ser amador. Valorize-se freelancer.

Se o post te ajudou curte a página, não custa nada e me incentiva a continuar escrevendo.
Posts recomendados
Comentários

    12 respostas para Freelancer – 10 Ferramentas para produtividade

    1. Luiz Alfredo Mattioli escreveu em 29 de janeiro de 2014

      O site http://www.newboss.com.br é uma rede social exclusiva para buscar/encontrar jobs em todas as áreas!

    2. admin escreveu em 30 de janeiro de 2014

      Valeu pela dica Luiz. Abraços.

    3. Daniela escreveu em 27 de fevereiro de 2014

      Muito útil! da lista, Eu uso muito drop box, paypal e team viewer.

      Como também trabalho com redes sociais, uso muito a ferramenta Postcron (http://www.postcron.com/pt), que permite programar e agendar posts de formar simples e intuitiva, além de ter uma funcionalidade de recomendação de conteúdo, o que facilita ao usuário encontrar listas de artigos relevantes em poucos segundos. Muito bom!

    4. Qcabeca escreveu em 28 de fevereiro de 2014

      Obrigado pelo compartilhamento Daniela.

    5. Wilker Iceri escreveu em 22 de março de 2014

      Show o post! Já ouviram falar do http://www.CoderPro.com.br? Site que une os melhores profissionais freelancers aos melhores contratantes.

    6. Qcabeca escreveu em 23 de março de 2014

      Obrigado por compartilhar. Abs

    7. Saint Clair escreveu em 21 de abril de 2014

      Ótimo post, parabéns!

    8. Qcabeca escreveu em 21 de abril de 2014

      Obrigado. Abs

    9. Laíne Moreira escreveu em 1 de setembro de 2014

      Esse artigo também pode ajudar a aumentar a produtividade, são dicas excelentes! http://bit.ly/4-tecnicas-matadoras-para-aumentar-sua-produtividade-trabalho

    10. Qcabeca escreveu em 1 de setembro de 2014

      Obrigado por compartilhar Laine. Abraço

    11. Breno Silva e Pires escreveu em 26 de maio de 2015

      Ótimo post!
      Outra ferramenta legal para gerenciar suas redes sociais é utilizar o Revelabit (https://goo.gl/vZyIFA). Com ele é possível agendar suas publicações em diversas páginas, eventos, grupos e perfis do Facebook e Twitter, e tudo em poucos cliques!

      Vale muito a pena conferir :)

    12. Qcabeca escreveu em 14 de junho de 2015

      Obrigado por compartilhar Breno.

    Envie seu comentário.

    Seu email não será publicado