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Fórum e-commerce Brasil – 4ª Edição – Resumo

Olá terráqueos, esse final de semana (03/08/2013), tive a oportunidade de participar da 4ª edição do Fórum e-commerce Brasil que aconteceu em São Paulo no Transámerica Expo Center.

Ao todo o Fórum contou com 56 expositores, 20 palestras (divididas em 2 Auditórios) e milhares de profissionais da área, lojistas, fornecedores, enfim, uma troca de experiências incrível.

Vou resumir algumas coisas que achei interessante no evento, seja nas palestras, nos expositores, network ou qualquer outro aprendizado que tive lá no Fórum e-commerce Brasil.

E-mail Marketing

A palestrante americana Nicole Delma deu diversas dicas de como melhorar os resultados de envios de E-mail Marketing e entre as dicas que eu considerei mais interessante, estavam:

- Criar templates que funcionem em todos os dispositos (Desktop, Mobile, Tablet)

- Análisar qual cliente de email (bol, hotmail, uol, gmail, etc) traz um maior número de visitas e então criar estratégias em cima dessa informação.

- Criar um template com 640px Wide.

- Botões de redes sociais devem ter tamanhos mínimo de 32 X 32px.

- Newsletter (Boletim Informativo) não necessariamente você deve colocar um resumo da noticia e criar um link para ler a matéria completa no seu site, você pode colocar a noticia inteira e criar outros links estratégicos para seu site.

- Criar e-mail de boas vindas para os novos assinantes dependendo do canal de opt-in.

- Criar página de opt-down.

- E a sempre batida, mas que não pode ser ignorada: Criar vantagens para os assinantes.

Lucratividade no seu E-commerce

- Foco no retorno sobre investimento (ROI), foco no custo visita (CV), na margem de lucro e nas taxas de conversões.

- Criar programa de relacionamentos ou fidelidade.

- Estabelecer parcerias de prazo.

- Vender em canais não convencionais.

- Marcar reuniões mensais com os fornecedores para aparar arestas e discutir melhorias para ambos.

- Relacionamento é a alma do negócio.

- Diga não frete grátis.

- Promova o débito Online em sua loja virtual pois é muito mais vantajoso pro cliente que usa Internet Banking e pro lojista (o processo de aprovação é quase imediato, o que diminui o tempo de todas as outras operações).

- Ter em mente o quanto é importante para seu e-commerce a consciência, capacitação, coragem (3 C´s) e perseverança (1P).

Planejamento

- Quão longe sua empresa enxerga o seu mercado ou negócio?

- Onde se quer chegar?
– Fazer um levantamento das alternativas do negócio.
– Definir um plano.
– Executar o plano.

- Ter uma visão ampla e a longo prazo do seu e-commerce (5 à 10 anos).

- Pesquisar para ter um entendimento completo do cliente.

- Procurar sempre que possível alternativas inexploradas para determinados assuntos.

- Usar como base, experiências ruins ou boas de lojas virtuais do mundo.

- Relacionamento é a alma do negócio.

Bom, é óbvio que isso é apenas um resumo meu e tem muitas outras informações que aprendi/conheci no Fórum E-commerce Brasil 2013, mas que talvez que eu aplicar algumas delas, eu compartilho com vocês.

Foi tudo muito legal, estrutura bacana, discussões de alto nível, atendimento de qualidade, alimentação boa e muito mais, minhas únicas ressalvas são que faltaram tomadas (público multi-conectado, ouvi várias reclamações sobre isso) e a internet (WI-FI) estava horrível, fica como dica minha para melhorar esses aspectos no próximo Fórum E-commerce Brasil.

Se o post te ajudou curte a página, não custa nada e me incentiva a continuar escrevendo.
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