WordPress

Botão Curtir no WordPress – Insira o Botão Like

Uma ferramenta importante de marketing hoje em dia é o Facebook e uma das premissas básicas de Marketing Digital para seu blog/site é você adicionar o botão curtir no WordPress, e nesse tutorial eu vou mostrar como é fácil inserir o botão Like no WordPress.

Veja Exemplo do botão curtir no WordPress

Botão Curtir no WordPress

Vou mostrar como inserir o botão curtir no WordPress apenas com IFRAME, você também pode adicionar o botão like com HTML5 e XFMBL, clique aqui e saiba mais.

O Facebook Developers, disponibiliza pra todos o código do Iframe já pronto (versão Standard, versão com contador na horizontal, versão com contador na vertical) acontece que você tem que definir uma URL para ser curtida e caso você vá inserir no seu blog, cada post tem uma URL diferente, o que impossibilita usar o código original do Facebook.

O que vamos fazer pra que o botão curtir no WordPress pegue a URL atual é inserir o seguinte código no nosso iframe no href.

 <?php the_permalink();?>

No exemplo, eu adicionei na página de cada post, então vamos abrir o arquivo single.php que fica no diretório /wp-content/themes/nome-do-seu-tema/ basta adicionar o código onde deseja exibir o botão curtir no WordPress, no meu caso, eu coloquei antes do conteúdo do post.

Você deve escolher apenas uma das versões abaixo, seu iframe ficará mais ou menos assim:

Versão Standard (Padrão)

botao curtir no WordPress standard

IFRAME

<iframe src="//www.facebook.com/plugins/like.php?href=<?php the_permalink();?>&amp;width=450&amp;height=35&amp;colorscheme=light&amp;layout=standard&amp;action=like&amp;show_faces=false&amp;send=false&amp;appId=376589229103185" scrolling="no" frameborder="0" style="border:none; overflow:hidden; width:450px; height:35px;" allowTransparency="true"></iframe>

Versão com contador na horizontal

Botão Like no WordPress

<iframe src="//www.facebook.com/plugins/like.php?href=<?php the_permalink();?>&amp;width=450&amp;height=35&amp;colorscheme=light&amp;layout=button_count&amp;action=like&amp;show_faces=false&amp;send=false&amp;appId=376589229103185" scrolling="no" frameborder="0" style="border:none; overflow:hidden; width:450px; height:35px;" allowTransparency="true"></iframe>

Versão com contador na vertical

Insira o botão curtir no WordPress

<iframe src="//www.facebook.com/plugins/like.php?href=<?php the_permalink();?>&amp;width=450&amp;height=35&amp;colorscheme=light&amp;layout=box_count&amp;action=like&amp;show_faces=false&amp;send=false&amp;appId=376589229103185" scrolling="no" frameborder="0" style="border:none; overflow:hidden; width:450px; height:35px;" allowTransparency="true"></iframe>

Você também pode alterar o local que exibirá seu botão like, podendo inserir antes ou depois do conteúdo do post (single.php), em qualquer página (page.php), no topo do site (header.php), no rodapé (footer.php) ou em qualquer lugar que você desejar.

E o que você achou do tutorial de como inserir o botão curtir no WordPress? Foi útil? Ficou com dúvidas, comente.

Se o post te ajudou curte a página, não custa nada e me incentiva a continuar escrevendo.
Posts recomendados
Comentários

    20 respostas para Botão Curtir no WordPress – Insira o Botão Like

    1. ROBERTO escreveu em 12 de novembro de 2013

      ESTOU COMEÇANDO AGORA ,SUA DICA ME AJUDOU MUITO FICOU TUDO CERTINHO ,OBRIGADO VALEU E SUCESSO VOCÊ MERECE.

    2. admin escreveu em 14 de novembro de 2013

      Que bom que deu certo Roberto. Abraços

    3. Lucas escreveu em 15 de dezembro de 2013

      tentei colocar em varias paginas, mais não aparece nada, o que pode ser?

    4. admin escreveu em 16 de dezembro de 2013

      Em que parte do código você colocou Lucas? Usa algum tipo de Cachê no seu WP? Limpou o histórico do navegador?
      Tem a URL pra eu ver?
      Abraços

    5. Cristiane escreveu em 15 de fevereiro de 2014

      Primeiro quero agradecer pelos conteúdos que publica aqui. Me ajudam muito! Minha pergunta é: como faço quando o template escolhido não tem o arquivo single.php?
      Obrigada!

    6. Qcabeca escreveu em 15 de fevereiro de 2014

      Olá Cristiane,
      Bom provavelmente então deve ser o index.php, tente copiar o conteúdo do index e renomear para single.php e faça as alterações pra ver se vai dar certo.
      Qualquer coisa me avise.
      Obrigado pelo elogio.

    7. MARCOS escreveu em 20 de fevereiro de 2014

      O APPID NÃO TEM QUE SER ALTERADO???

    8. Qcabeca escreveu em 21 de fevereiro de 2014

      Não necessariamente Marcos. Fica a seu critério, você pode alterá-lo ou não.

    9. Cristiane escreveu em 21 de fevereiro de 2014

      Demorou mais consegui!!!!
      Infelizmente não foi mudando a programação… no meu template não deu certo copiar o index.php e renomear; e olha que tentei. precisei usar um plugin: WordPress Facebook Like Plugin – o importante é que deu certo, porque o meu template não estava aceitando nem alguns plugins que haviam me indicado. Grande abraço!

    10. Qcabeca escreveu em 21 de fevereiro de 2014

      Que bom que Cristiane, apesar de eu não ser o maior incentivador do uso de Plugins, tem alterações que infelizmente eu caio em plugins também, mas como você mesmo disse, o importante é que deu certo. Qualquer coisa estou por aqui. Abraços

    11. Antônio Rodrigues escreveu em 10 de junho de 2014

      Cara, primeiro: sensacional o layout de seu site! Parabéns. segundo: como posso alterar este iframe para inseri-lo numa única postagem em uma imagem personalizada? Obrigado

    12. Qcabeca escreveu em 12 de junho de 2014

      Opa Antônio, primeiro obrigado pelo elogio. Segundo, não entendi muito bem? Você quer colocar o botão curtir em apenas uma postagem do seu WP? É isso? Se for, veja o post sobre condicionais no WordPress e faça um IF, indicando o post que quer que seja exibido o botão. Sucesso ae.

    13. Fabricio escreveu em 18 de junho de 2014

      Perfeito cara, ficou muito bom! Utilizei o mesmo princípio para o plugin de comentários e está funcionando 100%. Obrigado! Quem quiser ver em funcionamento segue o link de um exemplo: http://alpinaweb.com.br/predators/

    14. Qcabeca escreveu em 19 de junho de 2014

      Que bom que deu certo Fabricio. Sucesso ae. Abraço

    15. Antônio Rodrigues escreveu em 21 de junho de 2014

      Mestre, vou tentar esclarecer: fiz uma pretensa landpage, aqui: http://www.upessencia.art.br/blog/o-que-nao-vendemos/ nela inseri o botão curtir com o iframe fornecido no próprio fb. Não sei como a imagem que eu gostaria de usar foi parar acima do titulo, coisas que acontecem…ao invés de deletar a página deixei ai, pra vc ver, enfim, a imagem de like que aparece no alto da página é a que desejo colocar no lugar do botão convencional no meio da página, como posso fazer isso? espero ter conseguido transmitir a ideia corretamente…rs. abraço.

    16. Dario escreveu em 28 de junho de 2014

      Muito bom! Obrigado!

    17. Qcabeca escreveu em 30 de junho de 2014

      Que bom que deu certo Dario. Sucesso ae. Abs

    18. Qcabeca escreveu em 30 de junho de 2014

      Antônio, mil desculpas. Por algum motivo seu comentário caiu no SPAM. Acredito que você ainda não tenha conseguido resolver né?

      Uma vez eu precisei fazer isso, e tem uma explicação aqui nesse link, qualquer coisa me avise, ok?

    19. carol escreveu em 27 de julho de 2015

      oi..eu sou bem leiga nisso, não entendi..onde eu tenho que colocar esse código?

    20. Qcabeca escreveu em 29 de julho de 2015

      Oi Carol, vai depender de onde você quer colocar o botão, se você quer colocar na página interna do seu blog, deve colocar dentro do arquivo single.php. Qualquer dúvida, me avisa. Sucesso ae.

    Envie seu comentário.

    Seu email não será publicado